terça-feira, 27 de março de 2012

HEMODIÁLISE





O que é hemodiálise?

A hemodiálise é um procedimento através do qual uma máquina limpa e filtra o sangue, ou seja, faz o trabalho que o rim doente não pode fazer. O procedimento libera o corpo dos resíduos prejudiciais à saúde, como o excesso de sal e de líquidos. Também controla a pressão arterial e ajuda o corpo a manter o equilíbrio de substâncias químicas como sódio, potássio, uréia e creatinina.

Como funciona a hemodiálise?

A hemodiálise é realizada através de um dialisador ou filtro especial para limpar o sangue. Esse dialisador é formado por um conjunto de tubos e conectado a uma máquina. Durante o tratamento, o sangue flui pelos tubos para o dialisador, onde é filtrado dos resíduos e do excesso de líquidos. Depois de limpo, o sangue retorna ao corpo através de outro tubo.
Geralmente, esse procedimento é realizado em hospitais, onde o paciente se trata três vezes por semana em sessões que duram quatro horas.





Dr. M.C. Riella
Médico Nefrologista - CRM 2370 PR


domingo, 25 de março de 2012

INSUFICIÊNCIA RENAL E TRATAMENTOS

Quais os sintomas da insuficiência renal crônica?

Vários desses sintomas são comuns em pessoas que sofrem de insuficiência renal crônica:
  • Vontade freqüente de urinar no período da noite
  • Inchaço nos tornozelos ou ao redor dos olhos
  • Pressão sangüínea elevada
  • Anemia (palidez anormal)
  • Fraqueza e desânimo constantes
  • Náuseas e vômitos freqüentes
Embora esses sintomas não sejam necessariamente conseqüência da insuficiência renal crônica, eles costumam aparecer em pessoas que sofrem da doença. Isso ocorre porque a doença causa alterações musculares, sanguíneas, digestivas, cardiovasculares e cutâneas.

A insuficiência renal crônica pode ser curada?

Geralmente não. Mas graças aos avanços terapêuticos a insuficiência renal pode ser compensada, através de tratamentos que substituem a função dos rins, filtrando o sangue e eliminando o excesso de água e eletrólitos. Isto se consegue através dos procedimentos dialíticos (hemodiálise e diálise peritoneal).

Dr. M.C. Riella
Médico Nefrologista - CRM 2370 PR

quinta-feira, 22 de março de 2012

Direitos dos pacientes renais crônicos

Conheça as respostas às dúvidas mais comuns sobre este assunto.
 
Tema que desperta muito interesse entre os pacientes renais crônicos, os benefícios concedidos pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) têm por objetivo assegurar direitos relativos à saúde, previdência e assistência social.

A advogada Leonora dos Reis Oliveira esclarece algumas dúvidas comuns a respeito desse assunto e destaca: “É importante que todas as pessoas zelem pelos seus direitos. Busque informações com advogados e assistentes sociais. Esses profissionais estão aí para ajudá-los a encontrar a solução de seus problemas”. Confira:


1. Quais são os principais direitos dos pacientes renais crônicos?
No que tange aos direitos dos pacientes renais crônicos, para que esses possam pleitear algum benefício junto ao INSS - como auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez - é necessário ter contribuído para a Previdência Social. A Lei exige um tempo mínimo de contribuição (carência) de um ano.

No entanto, no caso de pacientes renais, a Lei abre uma exceção. Caso o beneficiário seja acometido pela doença no decorrer da contribuição terá direito ao benefício, pois a nefropatia grave está no rol de doenças que não exigem o tempo de contribuição mínimo.

Assim, após o diagnóstico, é necessário que a pessoa se dirija até uma agência da Previdência Social mais próxima e agende suaperícia, munida de atestados médicos, para então após o exame ter direito ao benefício pleiteado.

Para as pessoas que não têm nenhuma contribuição ao INSS e são reconhecidas como pessoas idosas, deficientes físicas ou mentais e que a família não pode ajudar financeiramente, a Lei garante direito ao benefício assistencial (LOAS), no valor de um salário mínimo, desde que comprovados os requisitos.


2. Caso algum desses direitos não seja cumprido, de que forma a pessoa deve proceder?
De fato, muitas vezes ocorre de o INSS negar o benefício ao segurado quando esse se encontrava doente, alegando que não existe incapacidade laborativa. No entanto, nessas situações, a pessoa pode entrar com ação judicial para solucionar o caso. 

É feita novamente uma perícia, só que dessa vez o médico é nomeado pelo juiz, que deve ser imparcial, ou seja, deve estar realmente à parte dos problemas de saúde que incapacitam a pessoa ao trabalho. Sendo favorável o laudo ao paciente, o juiz manda o INSS pagar o benefício que lhe é de direito.


3. A título de exemplo, a senhora pode citar um caso de ação judicial que resultou num benefício para o paciente?
Sim, trabalhei no caso de uma paciente de Balneário Camboriú, no qual o benefício havia sido negado pelo INSS sob o argumento de, como ela ainda não estava em hemodiálise, não foi constatada sua incapacidade para o trabalho. 

Ingressei com a ação judicial alegando que, embora a paciente não estivesse em hemodiálise, os sintomas da doença eramevidentes e persistentes, explicando ao juiz que a paciente, em razão da doença, estava sofrendo uma série de limitações físicas, sociais e emocionais. Sua qualidade de vida estava comprometida, trazendo-lhe importantes limitações físicas, psicológicas e sociais.

Com essas alegações e com a efetiva perícia médica, tivemos êxito no processo, sendo reconhecida sua incapacidade para o trabalho. Por isso, é muito importante que todas as pessoas zelem pelos seus direitos. Busque informações com advogados e assistentes sociais. Esses profissionais estão aí para ajudá-los e encontrar a solução de seus problemas.


terça-feira, 20 de março de 2012

O que é Nefrologia?


Nefrologia é uma especialidade médica dedicada ao diagnóstico e tratamento clínico das doenças do sistema urinário, principalmente relacionadas ao rim. O médico especializado nas doenças do sistema urinário chama-se médico nefrologista.
No Brasil, o tempo para formar um nefrologista é de 10 anos de estudo (6 anos do curso Médico, 2 anos de residência ou estágio em clínica médica e mais 2 anos de residência ou estágio em nefrologia).
Entre as diversas atividades de um médico nefrologista, pode-se destacar:
• prevenção de doenças renais;
• diagnóstico e tratamento de hipertensão arterial (pressão alta);
• diagnóstico e tratamento de infecções urinárias;
• diagnóstico e tratamento de nefrites;
• diagnóstico e tratamento de litíase renal (pedra nos rins);
• diagnóstico e tratamento de doenças renais císticas;
• diagnóstico e tratamento da doença renal crônica;
• diagnóstico e tratamento da lesão renal aguda;
• hemodiálise;
• diálise peritoneal;
• transplante renal.
Recomenda-se que pacientes com mais de 40 anos façam anualmente uma consulta médica com um médico nefrologista e façam os exames de dosagem da creatinina no sangue e o exame de urina. Para pacientes com diabetes, pressão alta, história familiar de problemas renais, pedra nos rins, história de nefrites ou infecção na infância recomenda-se consulta e seguimento do tratamento com um médico nefrologista.


segunda-feira, 19 de março de 2012

Funções do Rim

O balanço sadio da química interna de nossos corpos se deve em grande parte ao trabalho dos rins. Embora sejam pequenos (cada rim tem o tamanho aproximado de 10 cm), nossa sobrevivência depende do funcionamento normal destes órgãos vitais.
Os rins são responsáveis por quatro funções no organismo:
- eliminação de toxinas do sangue por um sistema de filtração;
- regulação da formação do sangue e da produção dos glóbulos vermelhos;
- regulação da pressão sanguínea;
- controle do delicado balanço químico e de líquidos do corpo.

Eliminação de toxinas

De maneira muito parecida ao trabalho dos filtros, os rins trabalham para conservar o corpo livre de toxinas. O sangue entra nos rins através da artéria renal. Uma vez que o sangue chega aos rins, as toxinas são filtradas para a urina. O sangue limpo volta ao coração por uma veia renal.

Produção de glóbulos vermelhos e formação de ossos

A formação de ossos sadios e a produção dos glóbulos vermelhos no sangue necessitam da função normal de nossos rins. Em primeiro lugar afetam a formação dos ossos porque regularizam as concentrações de cálcio e de fósforo no sangue e produzem uma forma ativa da Vitamina D. Em segundo lugar os rins liberam o hormônio chamado de eritropoetina, que ajuda na maturação dos glóbulos vermelhos do sangue e da medula óssea. A falta deste hormônio pode causar anemia.

Regulação de pressão sanguínea

A pressão alta sanguínea (hipertensão) pode ser a causa ou também o resultado de enfermidade renal. O controle da pressão arterial sanguínea também é uma função dos rins. Estes órgãos controlam as concentrações de sódio e a quantidade de líquido no corpo. Quando os rins falham e não cumprem com estas funções vitais, a pressão sanguínea pode se elevar e ocasionar inchaço (edema). Os rins também secretam uma substância que se chama renina. A renina estimula a produção de um hormônio que eleva a pressão sanguínea. Quando os rins não funcionam bem se produz renina em excesso e isto pode resultar em hipertensão. A hipertensão prolongada danifica os vasos sanguíneos, causando assim falha renal.

Controle do balanço químico e de líquido do corpo

Quando os rins não funcionam apropriadamente, as toxinas se acumulam no sangue. Isto resulta em uma condição muito séria conhecida como uremia. Os sintomas da uremia incluem: náuseas, debilidade, fadiga, desorientação, dispneia e edema nos braços e pernas. Há toxinas que se acumulam no sangue e que podem ser usadas para avaliar a gravidade do problema. As principais substâncias mais comumente usadas para este propósito se chamam ureia e creatinina. A enfermidade dos rins está associada frequentemente com níveis elevados de ureia e de creatinina.


domingo, 18 de março de 2012

O aparelho urinário


O trato urinário normalmente é formado por dois rins, dois ureteres, uma bexiga e uma uretra, conforme demonstra a figura.
Os rins (normalmente dois) estão localizados na porção posterior do abdome e suas extremidades superiores estão localizadas na altura dos arcos costais mais inferiores (10ª a 12ª costelas torácicas).
O rim direito quase sempre é menor e está situado um pouco abaixo do rim esquerdo. Os rins se movimentam (para baixo e para cima) de acordo com a respiração da pessoa.









quinta-feira, 15 de março de 2012

Saiba como conseguir remédios de graça para diabetes e hipertensão


Medicamentos podem ser encontrados em farmácias populares do governo.
Há disponíveis 5 tipos de remédios para diabetes e 6 para hipertensão.


A hipertensão arterial atinge 23,3% da população adulta brasileira e a diabetes atinge 6,3% dos adultos, de acordo com o estudo Vigilância de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) 2010.
O programa ‘Saúde não tem Preço’, lançado em fevereiro de 2011, oferece remédios para as duas doenças gratuitamente para a população. Atualmente, estão disponíveis cinco tipos de medicamentos para diabetes e seis tipos para hipertensão.

Esses medicamentos podem ser encontrados nas farmácias populares do governo ou nas farmácias privadas credenciadas do programa. Para identificá-las, basta observar na frente ou dentro dos estabelecimentos o cartaz "Aqui tem farmácia Popular". Atualmente, são 20.316 farmácias e drogarias credenciadas, um crescimento de 38,7% após o primeiro ano do programa.

No programa desta quinta-feira (9), a pediatra Ana Escobar explicou quais os sintomas e como tratar a diabetes e a hipertensão. As duas doenças podem causar a morte, mas têm controle e por isso é importante tomar o remédio diariamente.
No caso da diabetes, uma doença que aumenta a quantidade de glicose no sangue, as células do corpo ficam ainda mais ávidas por doce já que não recebem esse alimento, que fica concentrado nos vasos. A glicose é o único alimento que faz os neurônios funcionarem. Há três tipos da doença:

Diabetes tipo 1: acontece quando o pâncreas produz pouca ou nenhuma insulina. A doença surge mais na infância e na adolescência e o doente precisa aplicar injeções diárias de insulina. Não se sabe ao certo como a pessoa desenvolve a doença: algumas nascem com predisposição, mas outras, com os mesmos genes, não têm diabetes.

Diabetes tipo 2: nesse caso, as células musculares e adiposas são resistentes à ação da insulina, ou seja, a pessoa precisa de uma quantidade muito grande de insulina para colocar a glicose dentro das células.

Diabetes gestacional: só aparece durante a gestação e desaparece logo após o nascimento do bebê. Os bebês de mães diabéticas nascem gordos porque recebem muita glicose do sangue materno, que está em excesso. Quando o bebê nasce, o pâncreas dele produz uma quantidade grande de insulina porque ele espera receber muita glicose, como estava acostumado dentro do útero. Porém, logo que nascem, não recebem essa glicose. Por isso é comum os bebês filhos de mães diabéticas terem hipoglicemia (nível de glicose no sangue abaixo do normal) nas primeiras horas de vida. Nestes casos, os bebês devem ser monitorados e, se necessário, receber um pouco de soro glicosado. 
A hipertensão é responsável por 40% dos infartos, 80% dos derrames e 25% dos casos de insuficiência renal terminal. As graves conseqüências da pressão alta podem ser evitadas, desde que os hipertensos façam o tratamento com adequado controle da pressão.  Veja abaixo algumas dicas para quem tem hipertensão:

- Meça a pressão
- Pratique atividades físicas
- Mantenha o peso ideal e evite a obesidade
- Adote uma alimentação saudável: pouco sal, sem frituras e mais frutas, verduras e legumes
- Reduza o consumo de álcool. Se possível, não beba
- Não fume
- Nunca pare o tratamento
- Evite o estresse

De acordo com o Ministério da Saúde, houve uma queda no número de internações no SUS de pacientes com diabetes e com hipertensão depois que o governo passou a distribuir gratuitamente remédios para estas duas doenças através do programa Saúde Não Tem Preço.

Em um ano do programa Saúde Não Tem Preço, o número de brasileiros beneficiados com medicamentos gratuitos para o tratamento de diabetes e hipertensão mais que triplicou. Foram atendidas mais de 7,8 milhões de pessoas nas farmácias e drogarias privadas credenciadas do país.

Veja como pegar remédios para diabetes e hipertensão:
- Procure farmácias e drogarias privadas credenciadas ou a rede de Farmácia Popular e apresente o CPF próprio, receita médica válida e documento com foto
- A receita deverá ser prescrita por um médico, que pode ser particular ou do SUS. A validade das receitas varia da seguinte forma: anticoncepcionais valem 1 ano; demais medicamentos e fraldas geriátricas valem 120 dias
- No caso de menores de idade, o CPF dos pais é aceito, até que ele providencie um próprio. Há um limite de remédios por CPF
- A farmácia tira uma cópia da receita e a devolve ao paciente
- A farmácia emite duas vias para a pessoa assinar. Uma delas fica com o cliente e a outra permanece com a farmácia
- Para os analfabetos, será aceita a digital
- As farmácias e drogarias que se negarem a entregar os remédios sofrerão as penalidades previstas na própria Portaria, podendo inclusive ser descredenciadas do programa. Basta denunciar no telefone da Ouvidoria: 0800 61 1997 
O site para ver as farmácias credenciadas, os endereços e telefones é www.saude.gov.br/medicamentos. 

quarta-feira, 14 de março de 2012

Jornal Folha Rosariense

Dia Mundial do Rim em destaque no Jornal Folha Rosariense
Agradecemos ao apoio desses amigos que sempre estão presente em momentos importantes para nossa comunidade.


Roberto Huezo
Presidente
ONG Tchê Rim

terça-feira, 13 de março de 2012

domingo, 11 de março de 2012

Fotos da caminhada

Obrigado a todos os participantes pelo apoio!












Fotos do Facebook do amigo Rogério.

Mais fotos da caminhada

Agradecemos a participação de todos!











  






















 Fotos do Facebook do amigo Jaberson









Caminhada do Dia Mundial do Rim

Algumas fotos do nosso presidente com companheiros de caminhada. Agradecemos a dedicação da comunidade nessa importante batalha pela prevenção da saúde.

Garota verão 2012 Isadora Trindade apoiando ONG Tchê Rim



Se você tem alguma foto da sua participação na caminhada, envie para ong-tcherim@hotmail.com que publicaremos no nosso blog.

Mostre seu apoio na nossa causa!!!