terça-feira, 10 de abril de 2012

Pressão arterial - 2ªparte





3) O que querem dizer os números 12 e 8?

Essa é uma forma simples de dizer que a pressão máxima está em 120 e a mínima em 80 milímetros de mercúrio (mmHg). Essa medida é realizada pelo aparelho de medir a pressão arterial, que é chamado de tensiômetro ou esfigmomanômetro, que pode ser manual ou automático. Para ficar mais fácil, eliminam-se os zeros e, em vez de dizer 120 por 80, diz-se apenas 12 por 8.

A pressão máxima, ou sistólica, ocorre quando o coração contrai (sístole) e é a maior pressão entre um batimento e outro. A pressão mínima (diastólica) é aquela que ocorre quando o coração está relaxado (diástole), fase necessária para que ele se encha de sangue para em seguida se contrair novamente. É importante lembrar que o coração de um humano adulto bate (contrai) cerca de 100 mil vezes em um único dia. Se a pressão estiver aumentada, o seu trabalho será maior.



4) A hipertensão pode ser considerada como um problema de saúde pública no Brasil?

A hipertensão é o mais importante fator de risco para o desenvolvimento das doenças cardíacas e vasculares no Brasil e no mundo. Cerca de 25% a 30% dos adultos do planeta apresentam elevação da pressão arterial e estima-se que menos de 10% desse imenso universo de pessoas em risco esteja em tratamento correto e contínuo. No Brasil, onde há mais de 30 milhões de hipertensos, a primeira causa de morte é o acidente vascular cerebral, seguida do infarto do miocárdio, doenças cuja principal causa é a hipertensão não controlada. Embora outros fatores de risco – como tabagismo, colesterol elevado, diabetes, obesidade, estresse e sedentarismo – sejam também importantes causas das doenças cardiovasculares, a hipertensão destaca-se entre todos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário