terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Testes para detecção de doenças renais


No Dia Mundial do Rim, as pessoas em risco para doença renal estão sendo encorajadas a fazer testes renais simples e alertar a sociedade sobre a importância de fazê-lo. Rastreamento deve ser um a alta prioridade para pessoas em risco de nefropatia. A detecção precoce do dano renal é essencial e permite o tratamento adequado antes que a doença renal crônica ou a deterioração funcional dos rins manifeste-se através de outras complicações.

Você sabia? A maioria dos indivíduos com doença leve a moderada não são identificados adequadamente, nestas fases.




Teste para doença renal


Um teste rotineiro de urina e de sangue e a verificação da pressão arterial podem assegurar e detector se há sinais iniciais de problemas renais. Os testes de laboratório são feitos em pequenas amostras de urina e sangue. Quando nossos rins estão atingidos, proteínas são perdidas anormalmente na urina. Um teste simples pode então detectar estas proteínas na urina do indivíduo. O achado persistente de proteínas na urina é um sinal precoce de doença renal crônica. Seu médico pode ainda usar os resultados da Creatinina sérica para calcular a Taxa de Filtração Glomerular (TFG).
A detecção precoce e o tratamento da DRC não apenas lentifica ou retarda a progressão dos pacientes para a nefropatia terminal, mas pode ainda reduzir significativamente a incidência de doenças cardiovasculares, que são de longe as causas mais comuns de morte prematura em todo o mundo, atualmente.


Creatinina sérica: creatinina é um resíduo metabólico existente em nosso sangue e que resulta da atividade muscular. É normalmente removida de nosso sangue pelos rins, e por isso ela costuma aumentar à medida em que os rins perdem função. Os médicos devem usar os resultados de creatinina sérica para calcular a TFG.

Taxa de Filtração Glomerular (TFG)a TFG representa quando temos de função renal. Ela pode ser estimada a partir do valor da creatinina sérica. Se a TFG cai abaixo de 30 ml/min. é necessário consultar um especialista em doenças renais, que é o nefrologista, que irá explicar os tratamentos existentes para a falência renal, como diálise e transplante renal. Uma TFG abaixo de 15 indica em geral que é necessário iniciar em seguida um desses tratamentos.

Fonte: sgn.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário