segunda-feira, 27 de maio de 2013

O ‘ATAQUE RENAL’ é tão Grave quanto um Ataque Cardíaco.



A cada ano, duas em cada 10.000 pessoas sofrem deste mal, exatamente a mesma proporção e com os mesmo perigos daquelas que sofrem um ataque cardíaco. Os ataques renais são particularmente comuns em pacientes internados, com doenças graves e, quando ocorrem, amplificam significativamente o risco de morte. Quando ocorrem em pacientes internados nas UTIs, a chance de morrer é maior do que 50%. Calcula-se que três milhões de pessoas deverão falecer com este problema em 2013.

Não é que a doença seja nova. Há mais de 1800 anos, o médico e filósofo Galeno já apontava os perigos que decorriam da “supressão da urina”. Ao longo dos anos, esta doença teve mais de 20 nomes. Alguns dos
principais são necrose tubular aguda, insuficiência renal aguda e, mais recentemente, injúria renal aguda. Este último nome reforça a ideia de que não é preciso haver uma lesão grave ou a parada de funcionamento (insuficiência) dos rins para que seja feito diagnóstico. De fato, em doentes graves, alterações modestas do
funcionamento dos rins, detectadas pelo exame diário da creatinina no sangue ou pela diminuição do volume de urina, mesmo que por apenas algumas horas, já aumentam significativamente o risco de morte.

Diante de um problema tão grave, é surpreendente que quase ninguém tenha plena consciência da importância destes ataques renais, não só entre o público leigo mas também entre os profissionais de saúde. Uma das razões é reconhecimento muito recente da injúria renal aguda como doença, que ainda não parece nas estatísticas oficiais.

Todo ano, no mês de Março a comunidade mundial dos profissionais que lidam com as doenças dos rins celebra o “Dia Mundial do Rim”. A intenção é aumentar a percepção da importância dos rins para a nossa saúde e, dessa forma, diminuir o sofrimento pessoal e a frequência das doenças renais em todo o mundo.

Este ano o Dia Mundial do Rim, que será celebrando em 14 de Março, tem o ATAQUE RENAL como tema principal. A ideia é disseminar a mensagem de que esta é uma doença comum e perigosa e que estes pacientes podem adoecer de forma muito rápida. Dessa forma, médicos, pacientes, familiares e grande público poderão perceber a urgência e a necessidade de tratamento, da mesma forma com que se reage a
um ataque cardíaco.

A necessidade de prevenir, reconhecer e tratar os ATAQUES RENAIS de forma rápida e adequada é uma importante intervenção de saúde para o indivíduo e para a sociedade e pode ajudar a aumentar os investimentos para pesquisa e para o tratamento deste grave problema.
Material produzido pelo Departamento de Insuficiência Renal Aguda da SBN.
Fonte: www.sbn.org.br





Nenhum comentário:

Postar um comentário